vícios


"Todo o prazer é um vício, porque buscar o prazer é o que todos fazem na vida, e o único vício negro é fazer o que toda a gente faz." Fernando Pessoa

Sempre que ouço perguntar a alguém se tem vícios, raramente ouço alguma resposta que não seja relativa a tabaco, café ou alcoól. Bem, eu não tenho nenhum deles. Se não gosto nada mesmo de café nem de tabaco, alcoól é optimo mas não me vicia.
Mas tenho muitos outros. Os sapatos podem ficar praticamente no topo da lista. E acho que quando se olha para o armário e se repara em pares de sapatos iguais apenas com cores diferentes só podemos chegar a essa conclusão.
Acho que cada vicio tem uma razão de ser. Ocupa um cantinho especial no nosso coração. Eu seria definitivamente uma viciada em jogo se não fosse tão sovina. Contento-me com vicios mais triviais. Neste momento sou completamente viciada em sudóku e em palavras cruzadas. Para mim são tão fundamentais como tomar o pequeno almoço de manhã. Sou viciada em chocolate, e não é segredo para ninguém....ultrapasso a passos largos o cliché da menina que come chocolate quando está deprimida e trato o Toblerone ou o Cadbury por tu, simplesmente, e sabe lá deus porquê, me deixa mais feliz
Também me confesso viciada em pessoas. Demoro a viciar mas depois já não tem volta. O que é um vício mais arriscado porque não as posso ir apanhar à prateleira do super sempre que em apetece e tanto pode ser um vicio muito sereno como muito me fazer chorar como uma madalena.
Os sapatos têm uma natureza menos fugaz. Ter muitos permite-me variar e transfigurar todos os dias. Cortar ou pintar o cabelo também seria uma opção mas como não cresce rápido o suficiente para alimentar esta minha necessidade de combater a monotonia (dizem que os gemenianos são muito instáveis, culpemos o zódiaco..! ) e a minha franja já está ridicula por si só, sobram os amigos sapatos.

3 Responses so far.

  1. Bem...Valha-nos isso! Entre o tabaco, o alcool, o café e os sapatos...benditos sapatos!

    Como te compreendo no que concerne à paixão pelo chocolate! A minha vida a modos que ACABOU quando me diagnosticaram um problema crónico de estômago e me proibíram taxativamente de comer chocolate! E no meu caso não me ficava lá muito bem o vício dos sapatos para me ajudar a recuperar do desgosto...lol! Bem, olha, virei-me para as t-shirts. Tenho uma compulsão com t-shirts. Cada maluco a sua mania!

  2. Anónimo says:

    pensando em alcool, tabaco, cafe, chocolate... chegamos a conclusao que os sapatos ate podem ser um vicio decente. ao contrario dos outros prazeres diabolicos referidos, os sapatos sempre mudam uma pessoa no dia a dia e passam mensagens para os outros, mesmo que inconscientemente ou subliminarmente, ao passo que os cigarros, a bica e a cerveja tornam uma pessoa demasiado rotineira e previsivel.

    Mas um vicio carrega sempre algo de intrisecamente mau, ou pelo menos ligeiramente negativo, como os dentes manchados, a dor de cabeca matinal ou o quilito a mais.

    Qual sera entao o aspecto demoniaco de um par de sapatos? o dinheiro por vezes exagerado? a dificuldade em escolher um par na loja ou no armario de manha? a falta de espaco e o pouco uso de certos exemplares?

  3. Anónimo says:

    E eis que começa a aparecer fruta bem mais serôdia.